Foi encontrada a primeira baleia morta da temporada de 2024 na Bahia. A jubarte, um macho adulto, foi vista boiando perto do recife de Sebastião Gomes, no município de Caravelas, no sul do estado. Depois, o animal foi encontrado encalhado na cidade de Mucuri, na manhã deste sábado (13).
A baleia tinha cerca de 13 metros de comprimento e os especialistas acreditam que deve pesar 30 toneladas.
Por se tratar de um animal de grande porte, os especialistas acreditam que será preciso usar um maquinário para retirar o animal do mar. Ainda não se sabe o que causou a morte da jubarte.
A temporada de observação de jubarte em Salvador será aberta oficialmente na segunda-feira (15). Nesta temporada, além da observação dos cetáceos, que já é feita no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, as pessoas vão poder conferir uma exposição de placas e uma réplica caudal de baleia, no Forte de Santa Maria, também na Barra.
No local serão disponibilizados binóculos para a observação. Além disso, duas empresas realizam o turismo de observação de baleias no mar (em embarcações) em parceria com o projeto. Os passeios ocorrem fora da Baía de Todos-os-Santos, entre a Barra e a Pituba.
Na temporada do ano passado, o projeto registrou a participação de 750 turistas, além de 28 embarques e 1.098 quilômetros navegados. Ao todo, 187 baleias foram avistadas apenas durante a observação feita no Museu Náutico, 72 grupos dos cetáceos foram registrados e 32 foi o recorde de baleias vistas no mesmo passeio.
No Farol da Barra, 3,8 mil pessoas foram atendidas pelo projeto e 53.561 participaram da exposição de fotos.
Fonte: G1 Bahia