Início » Parceria firmada entre Estado e Governo Federal prevê novo espaço da Caixa Cultural em Salvador

Parceria firmada entre Estado e Governo Federal prevê novo espaço da Caixa Cultural em Salvador

por Diário de Ilhéus
0 comentários

 

Foto: Joá Souza/GOVBA

A Caixa Cultural da Bahia terá um novo espaço em Salvador, após parceria firmada entre o Estado e o Governo Federal nesta sexta-feira (14), no gabinete oficial do governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital. O equipamento cultural, que vai funcionar onde ficava o antigo Liceu de Artes e Ofícios, no Centro, será ampliado, com a construção de um novo teatro e outras instalações que vão acolher oficinas, shows, exposições de arte e demais atividades do centro de cultura.

Na ocasião, as autoridades assinaram um Termo de Compromisso celebrado entre Estado da Bahia, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cultura para a aquisição, restauração, reforma e adaptação do prédio histórico que abrigará a nova estrutura. “Nós começamos um diálogo em 2023 para a ampliação da nossa Caixa Cultural e, agora, a expectativa nossa é que em, no máximo, dois meses esse equipamento seja entregue à Caixa, para que eles possam fazer a reforma, modernizar e, em breve, termos mais um grande equipamento cultural, como será o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)”, apontou Jerônimo Rodrigues.

Foto: Joá Souza/GOVBA

O imóvel será cedido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), e restaurado e adaptado pela Caixa Econômica Federal – banco público que gerencia a Caixa Cultural em todo país –, com recursos do Governo Federal. Presidente do banco, Carlos Fernandes ressaltou que a Caixa Cultural de Salvador recebeu, só em 2024, cerca de 40 mil pessoas, o que revela, na percepção da empresa, uma necessidade de ampliação do espaço para melhor acomodação das atividades e das pessoas.

“A gente viu que o espaço hoje dedicado à participação cultural da Caixa aqui [em Salvador] se tornou pequeno. Um equipamento maior vai permitir que a gente expanda, por exemplo, as oficinas, exposições e uma série de outras atividades ligadas à cultura. E, aqui, nós temos toda uma simbologia em torno desse convênio com o Governo do Estado e o Ministério da Cultura”, destacou o presidente da Caixa.

Para a ministra da Cultura e também artista baiana Margareth Menezes, “[o equipamento é] um ganho importantíssimo, que vai reverberar muito para o setor cultural baiano. A Caixa [Cultural] está aqui há mais de 20 anos já, mas com a ampliação vai conseguir trazer espetáculos maiores ainda. Essa é uma das missões que o presidente Lula nos dá, nesse momento da retomada das políticas culturais para o Brasil”, reforçou

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Diário de Ilhéus

Lorem ipsum dolor sit amet, consect etur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

@2024 – Todos os Direitos Resevados