Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus foi palco de uma reunião estratégica para discutir medidas de segurança no período de maior movimento comercial do ano. O encontro contou com a presença de representantes da CDL, da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e da Associação Comercial de Ilhéus.
O objetivo principal da reunião foi traçar estratégias conjuntas para garantir maior segurança no comércio local, considerando o aumento de circulação de pessoas e dinheiro devido às festas de fim de ano. Entre os tópicos debatidos estiveram o reforço no policiamento ostensivo, a intensificação da vigilância em pontos críticos da cidade e a conscientização dos lojistas sobre medidas preventivas.
“Estamos confiantes de que, com um trabalho integrado, conseguiremos proporcionar um ambiente mais seguro tanto para os consumidores quanto para os comerciantes”, afirmou o presidente da CDL, Anselmo Clement. Capitão Pinheiro, da 68ª CIPM, destacou a importância de parcerias com os lojistas, enquanto o secretário municipal de Ordem Pública, Marcelo Barreto sugeriu ações específicas para organizar as escalas da Guarda Municipal e da Polícia Militar e garantir maior alcance das ações das forças policiais. Além disso, houve consenso sobre a necessidade de campanhas educativas para alertar a população sobre como evitar furtos e golpes, principalmente nessa época do ano.
Ao final da reunião, foi definida a implementação de um plano integrado de segurança, que inclui o aumento do efetivo policial nas ruas, patrulhas mais frequentes e ação em pontos estratégicos do centro comercial. Também foi reforçado o compromisso de manter reuniões periódicas para avaliação das ações, garantindo que o comércio local esteja preparado para atender a demanda do período com tranquilidade e segurança.
Estiveram presentes ainda o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Paulo Ceo; o comandante da Guarda Municipal; Rosivaldo Oliveira; o tenente Malherbe (68ª CIPM); os diretores da CDL, Alex Stroligo e Thiago Braga e o gestor de negócios da entidade, Paulo Moreira.