Início » GOVERNO DA BAHIA FIRMA PARCERIA COM A NESTLÉ PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE CACAU

GOVERNO DA BAHIA FIRMA PARCERIA COM A NESTLÉ PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE CACAU

por Diário de Ilhéus
0 comentário
Foto: Manu Dias / Gov BA

 

A agricultura familiar baiana deu mais um importante passo rumo ao fortalecimento do setor cacaueiro. Neste sábado (14), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues assinou um protocolo de intenções com a Nestlé Brasil para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cadeia de cacau no estado, com impactos diretos na região Sul, onde Ilhéus desponta como uma das principais referências da produção.

O protocolo de intenções firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com a Nestlé reforça o compromisso de fortalecer a agricultura familiar e adotar práticas mais sustentáveis.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a parceria representa uma oportunidade de transformar a produção de cacau na região. “Acredito que agora, a produção de cacau do Sul da Bahia e do Oeste vai alavancar ainda mais. E com produtores e trabalhadores rurais capacitados, teremos um cultivo mais sustentável do fruto”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o foco está em fortalecer a produção local e reduzir a dependência de cacau importado, especialmente da África. Além disso, ele destacou o futuro lançamento do projeto ‘Parceiros da Mata’, que busca incentivar práticas produtivas sustentáveis na Mata Atlântica, região que abrange Ilhéus e concentra a maior parte da produção cacaueira do estado.

Bárbara Sapunar, diretora-executiva de sustentabilidade da Nestlé Brasil, ressaltou a relevância da Bahia e, em especial, da região de Ilhéus na cadeia produtiva. “Mais da metade do cacau que a Nestlé Brasil compra vem da Bahia. O nosso objetivo é melhorar a produtividade do fruto e ao mesmo tempo promover apoio técnico e educação para os produtores, para que eles consigam realmente aprimorar as práticas rurais. O governo vai nos ajudar a acelerar esse aprimoramento e a colocar o Brasil em um lugar de liderança a nível global”, afirmou.

A assinatura do documento ocorreu no Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, durante o ‘Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia’. O evento reuniu representantes do setor para debater o acesso ao mercado e ao crédito, temas fundamentais para agroindústrias familiares que atuam em Ilhéus e região.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Diário de Ilhéus

Lorem ipsum dolor sit amet, consect etur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

@2024 – Todos os Direitos Resevados