Foto Divulgação
O discurso de Adélia na sede da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, nesta quarta-feira (18), teve contornos de evento histórico. Havia, no olhar atento dos presentes, a forte impressão de que estavam diante da primeira mulher com grandes chances de governar o município. A fala aconteceu em sabatina promovida pela instituição com todos os candidatos, transmitida ao vivo pela TITV.
Durante os 20 minutos destinados à fala de abertura, a candidata falou sobre a sua biografia e fez uma síntese do Programa de Governo da Coligação Mudança pra Vida Melhorar. Adélia Pinheiro (PT – 13) também ressaltou a importância dos setores secundário e terciário para a economia ilheense, responsáveis por quase 90% do mercado de trabalho local.
“Importante dizer que, no campo da produção econômica, esse município, de acordo com dados do Caged, tem aproximadamente 75% dos seus empregos vinculados ao comércio e serviços e 14% à indústria”, destacou, reafirmando a centralidade que esses segmentos econômicos terão para as políticas públicas municipais.
A candidata mencionou a necessidade de pactuar com o Governo da Bahia as responsabilidades do Estado e da Prefeitura de Ilhéus na gestão do Distrito Industrial, de modo a assegurar serviços de pavimentação, iluminação e segurança ao polo produtivo.
Também garantiu que, a partir de janeiro de 2025, a Prefeitura de Ilhéus vai trabalhar para proporcionar segurança jurídica e estabilidade como atrativos de novos investimentos. Ela também destacou a “tramitação de processos que seja transparente e ágil”.
*Singularidade histórica -* Para Adélia, os investimentos recentes e em curso no município, que ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão apenas por parte do Governo do Estado nos últimos anos, lançaram Ilhéus num momento singular.
Ela citou as obras de infraestrutura que alteraram a mobilidade urbana e os empreendimentos em construção, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul. Também lembrou serviços impactantes com recursos já assegurados, a exemplo da dragagem do Porto do Malhado e a construção da BA-649 no trecho Itabuna-Ilhéus.
A Prefeitura, conforme Adélia, também precisa atuar, de forma incisiva, na defesa de grandes investimentos, como um novo aeroporto alfandegado e a pavimentação asfáltica da BR-251 no trecho Ilhéus-Buerarema.
*Yordan Bosco (MTB 2992)*
*Assessoria de Adélia Pinheiro*
*(71) 99133-7282*