Foto Luk Rei
A noite desta terça-feira (30), em Ilhéus, foi de desistência da candidatura de Bebeto Galvão (PSB) ao cargo de prefeito da cidade e ao mesmo tempo, foi de apoio a pré-candidatura de Adélia Pinheiro (PT). O evento aconteceu no Ilhéus Hotel no centro da cidade e contou com a presença de cerca de 200 convidados e dentre eles, filiados do partido, pré-candidatos a vereador, além de líderes do PSB, Psol, PT e PCdoB. Participaram também deste evento, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), deputada federal Lídice da Mata (PSB), o dirigente nacional do PT, Everaldo Anunciação e militantes das siglas.
Em tom firme ao discursar, a deputada Fabíola Mansur falou que a cidade tem que partir para o futuro e não retroceder. E o apoio de Bebeto se tornou fundamental para fortalecer a candidata do PT na cidade. “Bebeto desistiu, segundo ele foi através do amor por Ilhéus se alinhando a candidatura de Adélia, uma pessoa que pode virar a chave dessa cidade com o apoio de Jerônimo, Rui Costa e o do nosso presidente Lula”, afirmou a parlamentar.
Com a desistência do vice-prefeito de Ilhéus que pensava em ser prefeito, mais uma vez a roleta das eleições roda sem mira, e sem alvo certo até agora.
Com isso, outras candidaturas ficam mais forte ainda para a disputa eleitoral. Tome-se por exemplo a candidatura do parlamentar Carlos Augusto “Augustão” que tem as mesmas característica de Bebeto, homem negro, sindicalista, vereador, e que vêm sendo disputado por diversas siglas para formar composição de vice.
Já aconteceram conversas com o empresário Valderico Junior (UB) e com o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) que desistiu da disputa, mas tem simpatia pelo nome de Augustão. Outras siglas também já sentaram com Augustão.
Agora, o funil eleitoral e a peneira a cada dia crescem mais e as candidaturas se encolhem. O que se espera é que até o dia das convenções finais tudo esteja definido.