Foto Divulgação
Na manhã desta terça-feira (10), a professora e vereadora Enilda Mendonça (PT) foi entrevistada pelo comunicador Vila Nova. Na oportunidade, a vereadora informou que a Embasa contratou, por meio de licitação, uma empresa para concluir os serviços de instalação de um sistema de água tratada em Banco do Pedro, que também chegará a Castelo Novo.
De acordo com Enilda, 900 casas entre os dois distritos vão ser beneficiadas com o sistema, trazendo mais qualidade de vida para quase 2.000 pessoas. A instalação do sistema é resultado de uma articulação política iniciada em 2021 pela vereadora Enilda com o deputado federal Josias Gomes, contando com o apoio da Biofábrica, Cerb e Associação de Moradores do Banco do Pedro.
Atualmente, mais de 80% dos serviços já foram concluídos, com tubulações e reservatórios instalados no Banco do Pedro. Segundo Enilda, o consumo de água na localidade, assim como em outros distritos de Ilhéus, acontece por meio de sistema de poços artesianos e também de água coletada diretamente do rio, o que coloca em risco a saúde dos moradores, e causando uma dependência da manutenção constante de bombas d’água.
Ainda de acordo com Enilda, esse projeto já serviu como modelo para estudos em outras áreas, como o distrito de Inema, onde técnicos da Embasa realizaram visitas recentes para analisar a viabilidade de um sistema.
De acordo com a vereadora, a empresa contratada pela Embasa é a “Ambiente Engenharia”, que terá até 210 dias para execução dos serviços. A assinatura do contrato, no valor de R$ 4 milhões, aconteceu no dia 14 de agosto de 2024.
Informação do Ilhéus 24 h