A Palhasseata de Ilhéus surgiu em 2011, como parte da pesquisa do Grupo Teatro/ Circo Maktub sobre a linguagem do palhaço. Ao longo de seis edições presenciais e um festival on-line, a iniciativa reúne atores, atrizes e artistas da região em uma festa animada. Parte dessa história será contada na Mostra Fotográfica, que vai percorrer quatro escolas públicas de Ilhéus. Entre os dias 04 e 06 de dezembro, os estudantes poderão conhecer a trajetória do cortejo que enfeita as ruas do Centro com muito colorido, sorrisos e música, em comemoração ao Dia do Palhaço.
De acordo com o diretor artístico do Grupo Teatro/ Circo Maktub, Fábio Nascimento, por ter caráter itinerante, a Mostra Fotográfica sobre a Palhasseata de Ilhéus busca contemplar diferentes regiões. Além de conhecerem a história do projeto, pioneiro na região, os estudantes terão contato com expressões da linguagem circense que vão além do caráter comercial. O Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart será a primeira instituição a receber a exposição da 7ª Palhasseata de Ilhéus, no dia 04. O Colégio de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arleo Barbosa será a segunda escola, no dia 06. Na semana seguinte, no dia 11, as imagens serão levadas ao Colégio Estadual Horizontina Conceição e a Escola Municipal Fé e Alegria fecha o ciclo, no dia 06 de dezembro.
O público em geral poderá conferir, gratuitamente, a Mostra Fotográfica no Teatro Municipal, no dia 14 de dezembro, culminância do projeto. Pela manhã, o cortejo circense irá percorrer as ruas do comércio de Ilhéus, como parte da 7ª Palhasseata. No período da tarde, será realizado o 2º Festival Palhasseata de Ilhéus, quando haverá apresentações de números de palhaçaria de grupos e artistas regionais. O palco dessa festividade será a Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.