Hospital Costa do Cacau volta a fazer cirurgias cardíacas || Foto Divulgação
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, voltou a fazer cirurgias cardíacas em fevereiro. Gerida pela Fabamed, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é referência em assistência integral para doenças do coração, com procedimentos de média e alta complexidade, além de atuar no diagnóstico e no tratamento.
De acordo com a direção do Costa do Cacau, foram feitos três implantes de marcapasso e cinco cirurgias de revascularizacão do miocárdio (ponte de safena), com circulação extracorpórea (CEC), em fevereiro. Com os oito procedimentos da equipe do médico Sidnei Nardeli, o hospital retoma a média mensal de cirurgias de 2024. Entre janeiro e novembro do ano passado, foram feitas 51 intervenções de alta complexidade.
A manutenção e a ampliação do serviço ofertado, destaca José Saturnino Rodrigues, presidente da Fundação Fabamed, é muito importante para a saúde pública do interior da Bahia. “Retomamos as cirurgias cardíacas e nos meses seguintes realizaremos mais, aumentando os nossos índices de procedimentos. Nosso objetivo é contribuir para atender as demandas necessárias dos usuários do SUS, com excelência e assistência humanizada”, disse.
Informação- Pimenta blog