Início » ITABUNA: PREFEITURA LANÇA PROJETO SOLO SEGURO FAVELA E APRESENTA PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA MEU LUGAR NO NÚCLEO NOVA CALIFÓRNIA

ITABUNA: PREFEITURA LANÇA PROJETO SOLO SEGURO FAVELA E APRESENTA PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA MEU LUGAR NO NÚCLEO NOVA CALIFÓRNIA

por Diário de Ilhéus
0 comentário

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), lança nesta quinta-feira, dia 6, às 15 horas, na Escola Municipal João Alves Araújo, no Núcleo Nova Califórnia, o Projeto Solo Seguro Favela desenvolvido em todo o país pelo Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, serão apresentados os programas de Regularização Fundiária – Meu Lugar e Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui que urbanizou a maioria das ruas daquela comunidade da zona norte da cidade.

O secretário ,municipal de Planejamento, João Carlos Oliveira da Silva, informou que o Projeto Solo Seguro Favela do CNJ integra a Semana Nacional do Solo Seguro Favela 2024, cujo ponto de partida da ação foi a entrega de 35 certificados na comunidade de Heliópolis, zona sul de São Paulo, pelas mãos do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão. O esforço concentrado da instituição e do Poder Judiciário vai conceder cerca de 20 mil títulos de propriedade em todo o país, até sexta-feira, dia 7 , em núcleos urbanos informais e favelas no Brasil.

O Projeto Solo Seguro foi criado pela Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento nº 158/2023. Com o Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas, o órgão pretende assegurar direitos sociais e econômicos, como inclusão social, segurança jurídica, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. O projeto conta com a parceria das Corregedorias dos Tribunais de Justiça, com os cartórios de registro de imóveis, que possibilitam a verificação da documentação apresentada, certificam a legalidade da posse e registram os títulos, bem como dos estados e municípios.

No caso de Itabuna, a Prefeitura fez adesão ano passado depois da determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) diante do compromisso do direito à cidade e da dignidade da população, cuja maioria de 98,5% dos cerca de 190 mil habitantes se concentra em áreas urbanas, principalmente depois do êxodo rural dos últimos 40 anos em decorrência da crise que se abateu sobre a lavoura cacaueira.

“Não é fácil se administrar uma situação dessas com as pessoas, famílias e comunidades todos exigindo do poder público em serviços como saúde, educação, urbanização e saneamento básico e assistência social, o que inclui moradias”, comentou o titular da SEPLAN.

Desde que foi instituído, o Programa de Regularização Fundiária Meu Lugar (REURB) atendeu moradores do núcleo Jorge Amado, na zona oeste, com a entrega 354 escrituras registradas no Cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis de um total de 1.504 terrenos e lotes ainda sem a documentação, mas em processo sob a responsabilidade da Comissão do Programa REURB.

No Nova Mangabinha já houve o cadastramento de 104 famílias que desejam regularizar a posse dos imóveis e cujos títulos de propriedade definitiva serão entregues na próxima semana. A Prefeitura de Itabuna, por meio da SEPLAN, vai efetuar estudos para a regularização de lotes no Daniel Gomes/Maria Pinheiro e no Pedro Jerônimo depois de ter aprovado no Novo PAC do Governo Federal dois projetos que já tiveram os recursos liberados e estão em fase do Termo de Referência de acordo com a presidente da Comissão do REURB – Meu Lugar, Leila Lessa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Diário de Ilhéus

Lorem ipsum dolor sit amet, consect etur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

@2024 – Todos os Direitos Resevados