Foto GovBA Divulgação
Itabuna e Ilhéus estão entre os seis municípios baianos que, a partir desta quinta-feira (15), passarão a contar com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional nas respectivas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Governo da Bahia. Completam a lista Barreiras, Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista. Salvador iniciou a oferta do serviço no mês passado.
A unidade do SAC em Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro, e funciona das 7h às 16h. Já em Itabuna o serviço está disponível no Shopping Jequitibá, com atendimento no mesmo horário. A primeira via da nova Identidade Nacional é gratuita para todos os cidadãos. Para solicitar a emissão, é necessário agendar atendimento por meio do aplicativo do SAC Digital ou no site oficial do SAC.
O documento traz a possibilidade de inserção do nome social, respeitando a identidade de gênero da pessoa. Outra novidade é a versão digital, que estará disponível na internet três dias após a data de emissão. As versões impressas terão prazo de entrega de 15 dias.
INTEGRAÇÃO
A Carteira de Identificação Nacional (CIN) vai unificar o sistema de identificação no País, substituindo o Registro Geral, emitido por cada estado. A substituição será paulatina, com a validade do documento antigo (RG) até 28 de fevereiro de 2032. A nova Identidade terá o mesmo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Além das informações de identificação, a nova Identidade vai reunir informações de outros documentos, como os números da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
No documento, também é possível informar particularidades, como deficiências, tipo sanguíneo, transtornos e a decisão de ser doador(a) de órgãos, por exemplo.