Início » Uesc começa a construir Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana

Uesc começa a construir Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana

por Diário de Ilhéus
0 comentário

Os laboratórios do Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana (CIBBiM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), começam a ser construídos pela empresa BMV Construções e Incorporações LTDA, vencedora da licitação 005/2023 numa área de 1.275 m². A obra está orçada em R$ 6.877.090,62, com recursos oriundos do orçamento da Uesc, do Governo da Bahia, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) — empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal.

O CIBBiM desenvolverá atividades de pesquisa e formação de recursos humanos nas suas principais linhas de pesquisa. Neste sentido, vai abrigar 11 laboratórios e subsidiará trabalhos de investigação científica de dezenas de professores/pesquisadores e de vários estudantes.  A construção do CIBBiM atende às normas de Biossegurança da Anvisa e do CTNBio, considerando que a área de atuação dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PGGBBM) envolve trabalho em contenção com organismos desconhecidos, patogênicos de Risco 2 ao ser humano e organismos geneticamente modificados também de Risco 2.

Os laboratórios estão subdivididos em cinco na área médica, envolvendo Cultura de células de mamíferos, Imunologia, Biologia Estrutural e Microbiologia Médica, Micologia e Epidemiologia Genética de Microrganismos. Os outros seis estão envolvidos em áreas da biotecnologia: Ecologia Microbiana, Bioprocessos e Microbiologia do Solo (três); Microbiana, Alimentos e Fermentação (dois) e um envolvido com a Avaliação da Biosseguridade de produtos com potencial biotecnológico para utilização em seres humanos.

O reitor, Alessandro Fernandes, destaca que a construção do CIBBiM pela Uesc representa um marco para o avanço da pesquisa, da formação de recursos humanos e do desenvolvimento tecnológico na região. “Esta iniciativa demonstra o compromisso da nossa Universidade com a inovação e com a geração de conhecimento de alto impacto para a sociedade”.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernanda Gaiotto, os benefícios da construção do CIBBiM se traduzem no fortalecimento da pesquisa e oferecerão uma infraestrutura moderna e equipada para pesquisas de ponta em Biologia e Biotecnologia Microbiana, possibilitando a investigação de temas relevantes para a saúde humana, o agronegócio, a indústria e a proteção ambiental.

“O centro abrirá novas frentes de pesquisa, como bioprospecção de microrganismos em ambientes extremos e biotecnologia no auditório industrial. Também, espera-se um crescimento significativo na produção de artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto, consolidando a Uesc como referência nacional e internacional na área”, explica a professora.

O CIBBiM contribuirá para a consolidação do PPGBBM, atraindo novos talentos e elevando o nível de pesquisa do programa, e ainda poderá abrigar empresas de base tecnológica, impulsionando o desenvolvimento de um ecossistema de inovação na região.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Diário de Ilhéus

Lorem ipsum dolor sit amet, consect etur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis.

@2024 – Todos os Direitos Resevados